sábado, 17 de julho de 2010

Os maiores revolucionários do Rock 'N' Roll



Eis que venho à aqui para... falar bem! Afinal, as pessoas que estão para ser citadas nessa lista (que não irá acabar nessa postagem) são digníssimas de se falar bem, pois revolucionaram uma geração inteira. Vale lembrar que farei outras postagens com mais caras fodas, que a lista não está por ordem de importância, vamos lá!

01. Elvis Presley: como começar uma lista dos grandes sem Elvis? Não há nem o que falar desse homem, até sua avó deve saber a importância que esse cara teve na música, principalmente no Rock N' Roll. Galã, produtor de muitas sonzeiras e deveras influente: esse é mr. Presley, tido como deus até hoje nos Estados Unidos.


02. B.B. King: logo no começo da lista, um cara que não é do Rock N' Roll e sim do Blues. Isso mesmo! Afinal, o Rock é uma derivação do Blues e B.B. King é um dos guitarristas mais influentes do mundo, tendo moldado gerações e gerações de guitarristas com seu feeling incomparável.


03. Paul McCartney & John Lennon: a maior dupla do Rock! Juntos compuseram clássicos que até hoje são venerados por fãs de várias vertentes musicais, até mesmo fora do Rock. Se o The Beatles não serviu para mostrar a genalidade dos dois, basta conferir um pouco da carreira solo de cada um. Mas a recomendação é ouví-los juntos e chutando bundas.


04. Robert Plant: caro leitor, se hoje você ouve algum homem cantando com voz aguda, principalmente Hard Rockers de camisa aberta e cabelo armado, você deve sua vida a Robert Plant, um dos vocalistas mais revolucionários do Rock N' Roll, a alma do Led Zeppelin, o cara que influenciou desde Paul Stanley até Jon Bon Jovi, desde Sammy Hagar até Rob Halford, desde Freddie Mercury até Steven Tyler, desde Axl Rose até Bruce Dickinson. Ou seja, pro sr. Plant não houveram fronteiras e o cara conseguiu deixar sua marca em grande parte dos vocalistas que vieram depois dele.


05. Jimi Hendrix: é até piada falar de quantos guitarristas começaram a tocar guitarra ouvindo esse desonesto tocar. Hendrix conseguiu influenciar guitarristas de Rock e todas as suas vertentes, rappers, guitarristas de Blues, guitarristas de Funk Music e muitos outros estilos além de estabilizar definitivamente o uso do Wah-Wah e da distorção no Rock N' Roll. Se você quer falar de guitarra, esse é o homem.


06. Paul Stanley & Gene Simmons: além da importância musical que esses camaradas têm, é conveniente citar o talento dos caras no mundo dos negócios: Stanley e Simmons conseguiram elevar os shows de Rock para outro patamar, com pirotecnias e palcos gigantescos, além de tornar o Rock um comércio em todos os setores, já que existem desde camisinhas e rolos de papel higiênico até carros e caixões/urna de cinzas do Kiss. Gênios incontestáveis.


07. Lemmy Kilmister: vulgarmente conhecido como "Deus", Lemmy é uma verdadeira lenda do Rock. Com seus 63 anos, deixa muito novinho no chinelo com muita atitude e energia em cima do palco, além de genialidade e criatividade ímpares fora do mesmo. E ainda sobra tempo para um marketing como "máquina de sexo".


08. John Bonham: de longe, o baterista mais influente das vertentes mais pesadas do Rock N' Roll. Antes dele, nenhum baterista realmente notável e virtuoso havia aparecido, com a batida tão forte como a sua e a criatividade tão aguçada como a sua. Os únicos que chegam ao seu nível em pioneirismo são Carmine Appice, Bill Ward e Keith Moon, mas aqui são outros quinhentos. Arrisco dizer que boa parte dos bateristas de Hard Rock e Heavy Metal sofreram influência dele, ressaltando os fantásticos Eric Carr e Frankie Banali, assumidamente influenciados por Bonzo.


09. Ritchie Blackmore: um dos grandes guitarristas do Hard Rock. Psicodélico, funkeiro, grooveiro, roqueiro... Blackmore é um cara com várias facetas musicais e dessa forma conseguiu influenciar até o fritante Yngwie Malmsteen que, basicamente, mistura alguns clichês de Blackmore com escalas neo-clássicas e velocidade.


10. Alice Cooper: o rei do Shock Rock não poderia ficar de fora. O grande vilão do Rock N' Roll transformou a bondade do Rock em algo sombrio, próximo a um show de horrores - e não é que é bom pra caralho? Além da super performance em cima dos palcos, Cooper é um honorável compositor, considerado por mim um dos melhores compositores do Rock.


11. Janis Joplin: essa desonesta surgiu quando o Rock ainda era dominado por homens. Influenciou boa parte das mulheres do Rock N' Roll, desde Stevie Nicks (Fleetwood Mac) até "roqueiras da pesada" como Joan Jett e Ann Wilson.


12. Queen: impossível falar de apenas um deles separadamente. Em termos de conjunto da obra, o Queen é uníssono, todos colaboravam com composições e todos tinham seus momentos de glória: a performance incrível e a voz inconfundível de Freddie Mercury, a guitarra fantástica de Brian May, o baixo criativo e repicado de John Deacon e a bateria forte e repleta de pegada de Roger Taylor influenciaram uma geração de músicos de todos os estilos e conseguiu elevar o Rock a um patamar onde até mesmo pessoas que odiavam Rock ouviam o som do Queen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Comentários inúteis serão apagados, poste coisas construtivas, criticas ou elogios.

* Seu emo de merda, pode chingar a vontade, mas identifique-se

Desde já avisamos:
Você se sentiu ofendido? Então foda-se. Provavelmente esse era nosso objetivo.